Pesquisa Mostra que Cálcio e Vitamina D Combatem TPM
03/12/2006 at 15:07 (Fitoterapia)

A Tensão Pré-menstrual (TPM) pode estar com os dias contados. Uma dieta rica em cálcio e vitamina D é capaz de acabar com aqueles dias em que tudo é motivo de discórdia, choro e raiva, segundo um estudo realizado na Universidade de Massachussetts, nos EUA, e publicado na revista Archives of Internal Medicine.
Os cientistas compararam a dieta alimentar de mil mulheres com TPM e duas mil que não têm o problema e constataram que aquelas sem TPM ingeriam mais alimentos ricos em vitaminas D e cálcio, como leite, queijo, brócolis e cereais. ”
Observamos um risco significativamente menor de desenvolver TPM em mulheres com altas taxas de vitamina D e cálcio, equivalentes a cerca de quatro porções por dia de leite desnatado ou com pouca gordura, fortificado com suco de laranja ou laticínios de baixa gordura como iogurtes”, disse a pesquisadora Elizabeth Bertine-Johnson.
Nem toda mulher tem TPM, um problema causado pela variação do estrogênio. Aproximadamente 20 % têm sintomas fortes. A advogada Adriana Chagas , 25 anos, é uma delas. ” Fico extremamente sem paciência e motivação.
Tudo me irrita. Sinto muita dor de cabeça e cólicas nsuportáveis”, diz. Sintomas podem ser evitados O Estudo realizado na Universidade de Massachusetts não é o primeiro a afirmar que as substâncias podem evitar que a TPM se manifestede uma forma geral.
O cálcio e o magnésio diminuem as cólicas e as dores. E melhoram o humor, diminuindo a irritabilidade. Já a vitamina D é fundamental para a retenção do cálcio no organismo. Por isso ela é indispensável”, diz a nutricionista Letícia Pacheco, do Conselho Regional de Nutrição, acrescentando que alimentos ricos em vitamina B5, B6, B12 e ácido fólico também são úteis.
Nervosismo, insônia, dor nos seios, nas costas, pernas e na cabeça, alterações de humor, depressão e sensibilidade exacerbada são os principais sintomas da TPM. Os alimentos CÁLCIO E MAGNÉSIO – Alimentos como brócolis, couve, agrião, manjericão, rúcula, além de leite e derivados, são ricos em cálcio.
VITAMINA D- Peixes, chocolate, manteiga e ovos são ricos na substância. B5 – Lombinho de porco; B6 – Cereais integrais, banana; B12 – Carnes magras e ovo; Ácido fólico – Folhas verde-escuras e grãos.
Fonte: Jornal O Dia - Rio de Janeiro 15/06/2005

